Blog
abr 25
Saiba como se proteger dos riscos do arco elétrico

Saiba como se proteger dos riscos do arco elétrico

Todo profissional que lida com eletricidade já deve ter ouvido falar sobre arco elétrico.

Pensando nessa questão, produzimos um artigo completo sobre o conteúdo, a fim de esclarecer as dúvidas sobre o tema e mais do que isso, apresentar as formas que os profissionais têm à sua disposição para se proteger dos riscos provenientes desse fenômeno elétrico.

Entenda melhor o assunto e como a Vectra Work pode contribuir com a segurança dos especialistas do segmento no conteúdo a seguir. Boa leitura!

O que é o arco elétrico?

O arco elétrico é um fenômeno que ocorre quando há uma diferença de potencial elétrico suficientemente elevada entre dois pontos, criando um fluxo de corrente elétrica. Isso pode acontecer em diversas situações, a exemplo de quando há um curto-circuito elétrico, quando um equipamento elétrico falha devido à sobrecarga ou defeitos, ou quando um condutor elétrico é exposto a um ambiente corrosivo.

Quando essa corrente elétrica flui por meio do ar ou de outro meio gasoso, ela ioniza o gás ao seu redor, criando uma condutividade elétrica permitindo que a corrente flua com mais facilidade. Esse processo gera um arco elétrico, que é uma descarga elétrica visível na forma de uma faísca brilhante ou de uma chama.

O fenômeno é uma fonte de calor extremamente elevada, podendo atingir temperaturas de até 35.000 graus Celsius, o que pode causar danos em equipamentos elétricos, além de ser perigoso para as pessoas, pois pode causar queimaduras graves, com danos irreversíveis, incêndios e até mesmo explosões.

Principais riscos do arco elétrico

O arco elétrico é um fenômeno que apresenta diversos riscos para a segurança das pessoas e do meio ambiente. 

Conforme citado há pouco, o principal risco é a queimadura, já que ele pode gerar temperaturas extremamente elevadas, causando danos graves à pele mesmo a uma distância considerável.

 Além disso, o som gerado pelo arco elétrico pode ser muito alto, gerando lesões auditivas permanentes e sua luz pode gerar danos irreversíveis à visão.

Como consequência do fenômeno, também podem haver explosões em locais em que há a presença de gases inflamáveis, como em indústrias químicas e petroquímicas. 

Formas de se proteger do arco elétrico

Existem diversas formas de se proteger do arco elétrico, dentre as quais nós podemos destacar:

  • Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): Os EPIs são equipamentos que devem ser utilizados por profissionais que trabalham em instalações elétricas, como luvas isolantes, óculos de segurança, capacetes com proteção contra arco elétrico e vestimentas FR. Sua utilização pode reduzir significativamente o risco de lesões causadas pelo arco elétrico;
  • Manutenção preventiva: fundamental para garantir o bom funcionamento dos equipamentos elétricos e prevenir possíveis falhas que possam gerar o fenômeno. É importante que sejam realizadas inspeções periódicas nos equipamentos, para identificar possíveis problemas e corrigi-los antes que possam causar riscos;
  • Projeto de instalações elétricas seguras: deve levar em consideração todas as normas e regulamentações de segurança, garantindo que os equipamentos sejam instalados de forma segura e eficiente. O projeto deve prever medidas de segurança, como a instalação de dispositivos de proteção contra surtos elétricos e a utilização de materiais isolantes adequados;
  • Treinamento e capacitação: para que os profissionais que trabalham em instalações elétricas saibam como agir em situações de risco e como utilizar os equipamentos de proteção individual. Além disso, é importante que eles estejam cientes dos procedimentos de segurança a serem adotados durante a realização de suas atividades, para que possam prevenir acidentes e minimizar os riscos;
  • Utilização de dispositivos de proteção contra arco elétrico: são equipamentos que podem ser acoplados nas instalações elétricas para reduzir o risco de ocorrência do fenômeno. Eles funcionam ao detectar a presença do arco elétrico e interromper imediatamente a corrente elétrica, evitando que ele se propague e cause danos.

Como os produtos da Vectra Work podem ajudar você

A Vectra Work é uma empresa reconhecida nacionalmente por produzir e comercializar equipamentos de proteção individual, incluindo vestimentas desenvolvidas especificamente para profissionais que trabalham com risco elétrico, como eletricistas.

As vestimentas de proteção contra arco elétrico da Vectra Work são fabricadas em conformidade com as especificações da NR10 e atendem a todas as classes de risco, incluindo a 1, 2, 3 e 4. Para garantir alta qualidade e proteção aos colaboradores, essas vestimentas empregam a tecnologia DuPont™ Nomex®, uma fibra de meta-aramida resistente ao calor e às chamas, amplamente utilizada na fabricação de roupas de proteção.

O tecido Nomex® oferece desempenho comprovado em diversas aplicações e agora está disponível em tecidos leves, confortáveis e altamente respiráveis que atendem ou superam padrões internacionais de proteção e desempenho. Seja enfrentando o risco do arco elétrico, do calor ou de chamas repentinas, as vestimentas de proteção da Vectra Work, com a tecnologia Nomex®, oferecem aos colaboradores a confiança necessária para realizar trabalhos com segurança e eficácia.

Com os produtos da Vectra Work, sua empresa pode garantir a segurança dos colaboradores que trabalham com risco elétrico e cumprir com as normas de segurança e saúde do trabalho, por meio de um ambiente de trabalho seguro e produtivo.

A Vectra Work produz vestimentas de proteção para profissionais do setor elétrico. Acesse o link a seguir e conheça a nossa linha completa de produtos:

https://www.vectrawork.com.br/uniforme-epi-para-eletricista